20 de junho de 2010

ENCONTRO DE GERAÇÕES

Teve lugar na derradeira 5.ª feira, dia 17 do corrente mês de Junho, penúltimo dia deste ano lectivo, uma actividade de índole extra-curricular levada a cabo pela Turma D do 6.º Ano de escolaridade da Escola Básica 2, 3 desta cidade, consubstanciada numa deslocação dos seus vinte e um alunos ao Lar de Idosos de S. Joaninho. Assim, durante a tarde desse dia, procuraram os discentes em questão protagonizar uma acção de dinamização e convívio entre gerações, com componente musical e de palavras “ditas e sonhadas”, acordada em sede de Conselho de Turma, sob proposta da respectiva directora, Prof.ª Eulália Cordeiro, e consubstanciada em valores de partilha e afecto visando um sempre desejável inter-relacionamento positivo entre a escola e as instituições sociais circundantes.
Múltiplos foram os quadros, também suportados em meios multimédia, ligados à poesia, leitura, dramatização e música com flautas e clarinete, apresentados aos utentes, funcionários e pessoal de gestão da referida instituição, que recebeu de forma cavalheiresca e deveras amistosa todos os intervenientes: calorosos foram igualmente os aplausos dos assistentes, que puderam reviver algumas cenas de infância protagonizados por aqueles que, sendo hoje crianças, serão, no contínuo ciclo da vida, as mulheres e homens de amanhã.
Esta acção foi ainda apoiada pela Junta de Freguesia de S. Joaninho, que cedeu o transporte para o efeito, cabendo aqui salientar igualmente a acção profícua da Directora do Lar, Dr.ª Sílvia Santos, pelas facilidades concedidas e lhaneza de trato demonstrada. Sensibilizados ficaram também os docentes responsáveis pela dinamização dos conteúdos apresentados, Profs. Artur Leão e José Loureiro, coadjuvados no plano fotográfico pelo colega João Vicente.
Os encómios finais traduzidos nas palavras de agradecimento das respectivas Directoras (do Lar e de Turma) demonstraram o quão proveitosa resultou para todos os intervenientes, emissores e receptores, a actividade em questão, provando que o inter-relacionamento pessoal, independentemente da idade, pode ser, com efeito, gerador de sentimentos e valores positivos susceptíveis de favorecer o crescimento e desenvolvimento sobretudo dos mais novos que, muitas vezes, também sabem ser generosos e receptivos a acções de carácter simultaneamente lúdico e pedagógico promotoras do desenvolvimento psico-social e relacional dos indivíduos.
Foi, na verdade, uma bela forma de terminar o ano lectivo, assaz atreita ao reforço do binómio escola-meio envolvente, cabendo-nos tão somente parabenizar todos os participantes pela alegria, empenho e performances patenteados.

A. M. L.

Sem comentários:

Enviar um comentário